fbpx

Planejar para crescer.

O planejamento está presente em quase tudo que realizamos viagem, casamento, um novo emprego ou até mesmo cozinhar exige um planejamento. Quando se trata das atividades empresariais esta definição toma ainda mais sentido e força, como no ditado diz não basta correr, é preciso saber para onde correr. A falta de um planejamento pode matar uma empresa e a definição e execução dele tem o poder de projetar o crescimento.
Segundo Kotler (2000, p. 67) “o segredo das empresas bem sucedidas no mercado se deve ao fato de praticarem frequentemente a arte do planejamento estratégico”.

Para facilitar que tal a partir de agora imaginar que o ano é uma viagem, assim talvez seja mais fácil entender o que e como faremos para que a viagem seja agradável e traga as experiências que imaginamos como OBJETIVOS.
Em nossa viagem neste ano de 2017, sua empresa deve estar consciente das dificuldades e oportunidades que irão aparecer pelo caminho, então resta saber se a empresa está preparada e tem fôlego para pegar a estrada do crescimento.

Pela viagem as empresas precisam utilizar instrumentos para prever cenários, na tentativa de garantir o desenvolvimento e a permanência na estrada (mercado). Toda viagem tem seus obstáculos e iremos superar já que queremos chegar ao destino final e ter o prazer de missão realizada. Por isso é tão importante identificar o máximo possível de obstáculos e necessidades que irão nascer de acordo com cada momento de nossa viagem. Antes de colocar as botas pra fora de casa existe a necessidade de planejar e para ajudar vamos de forma simplificada, pensar no planejamento em três aspectos.
• Planejamento estratégico;
Serão as decisões de objetivo geral, o futuro da empresa deve ser visualizado nesta etapa, como exemplo onde queremos estar quando esta viagem (planejamento) chegar ao objetivo. A análise deve ser estruturada nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. Nesta etapa as ações são de longo prazo (5 a 10 anos), por isso é importante que o planejamento seja revisado e atualizado continuamente, para que as informações sejam reais e sirvam como fatos e dados para tomadas de decisão.

Algumas perguntas á serem respondidas;
• Quem somos?
• O que fazemos?
• Por que fazemos?
• Onde estamos?
• Onde queremos chegar?
• O que valorizamos?
• SWOT.

Alguns exemplos de objetivos estratégicos:
• Aumentar a satisfação dos clientes em 20%;
• Reduzir os custos produtivos em 15%;
• Elevar o índice de capacitação dos funcionários em 30%;
• Crescer 20% nos próximos 2 anos.

• Planejamento táctico;
O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Serão os caminhos tomados para que possamos chegar ao objetivo, com metas em médio prazo (2 a 5 anos). Quais ações serão realizadas para que possamos enfrentar as dificuldades que aparecerão no percurso traçado definido na rota do estratégico e continuar com a viagem.
Esta etapa também é direcionada aos departamentos da empresa, como cada departamento irá conseguir colaborar para que a empresa possa atingir as metas, quais as necessidades e medidas tomadas para cada departamento gerar resultados positivos.

Como exemplo: Se pegará estrada de carro, os pneus devem estar bons, você deve ter um plano de abastecimento, de alimentação, paradas e de pequenas manutenções que te farão pensar em soluções adequadas.

Algumas perguntas á serem respondidas;
• O que fazer?
• Dá para fazer?
• Vale a pena fazer?
• Vai funcionar?
• Quando vamos fazer?

Alguns exemplos de Objetivos Táticos:
• Garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo 01 dia;
• Garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado;
• Garantir que 100% dos funcionários possuam graduação;

• Planejamento operacional;
Nesta etapa do planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo (6 messes a 1 ano). Quem irá cozinhar, dirigir, trocar os pneus comprar novos equipamentos quando necessário.
No operacional haverá o mapeamento das tarefas, o que é primordial para que o objetivo da viagem seja alcançado, ou seja quem realizará e como irá realizará as atividades. O foco nesta etapa está nos trabalhos de rotina que devem seguir para que os resultados apareçam.

Algumas perguntas á serem respondidas;
• Como fazer?
• Quem vai fazer?
• Qual o prazo esperado?
• Quais as ferramentais e recursos necessários?
• Quanto vai custar?
• Quais as alternativas?

Veja abaixo alguns exemplos de Objetivos Operacionais:
• Implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;
• Implantar um programa de qualidade total;
• Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.
• Pesquisa de pós-venda.

O que queremos deixar claro para você é que se você passar um momento de seca será necessário ter água armazenada. Se atravessar águas turbulentas precisará de um bom barco e alternativas já planejadas para sair do mal tempo. Então não perca tempo crie, aprimore e pratique seu planejamento.
Quais as vantagens de ter um planejamento?
Drucker (1997, p. 47) “Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”.

• Posicionamento
• Comunicação eficaz.
• Otimização de resultados no trabalho, as operações de trabalho se tornam mais eficazes.
• Crescimento consciente.
• Quanto tempo será investido em cada atividade até saber se ela é uma boa oportunidade de conquistar novos clientes e mercado.
• Identificação e previsão das ameaças e oportunidades que podem surgir.
• Confiança em investimentos em novas áreas e serviços.
• Criar um bom planejamento e coordenar as ações é a melhor forma de obter o controle das atividades em busca do objetivo traçado pela empresa.
• O planejamento colabora para que as coisas aconteçam.

Maximiano (2004) entende-se por planejamento a atividade de se definir um futuro desejado e de se estabelecer os meios pelos quais este futuro será alcançado. Trata-se essencialmente de um processo de tomada de decisões, caracterizado por haver a existência de alternativas.
Então o que você está esperando, vem planejar seu ano com a gente. ❤


Redação